Com que então estás pronte para publicar a tua própria notícia?

Óptimo! Uma das principais razões para a existência da rede de Centros de Media Independentes – Indymedia é precisamente dar a possibilidade às pessoas de se tornarem elas mesmas jornalistas independentes na sua comunidade.

Pretendemos com isso libertar-nos, e a todos os que utilizam a nossa rede como fonte de informação, da necessidade de confiar nos meios de comunicação de massas para intermediar e interpretar tudo aquilo que, ao fim ao cabo, acontece tão perto de nós. Numa espécie de acção directa informativa, assumimos o papel de transmissores e difusores de uma outra visão da realidade, e convertemo-nos assim numa fonte geradora de um discurso livre da manipulação de governos e corporações.

Quando escreveres a tua notícia, não te esqueças da importância de explicar o “quem, porquê, quando, onde, como”, pois as outras pessoas podem não saber nada acerca da tua luta ou do assunto a que te referes. Usa um corrector automático e, sempre que possível, inclui links para que os outros possam saber mais do contexto que envolve o teu artigo. Se anexares imagens ou vídeos, tenta garantir que não comprometes ninguém que neles figure.

Tem também em atenção que, neste momento, as leis em vigor não garantem o teu anonimato. Para tua proteção, aconselhamos o uso do Tor, ou de outro software semelhante, quando da publicação da tua notícia.

Se o teu artigo for pertinente e importante será destacado, mas todos os conteúdos comerciais, abusivos ou discriminatórios serão escondidos pois, apesar de todas as contribuições serem publicadas de forma automática, faz parte das tarefas do colectivo editorial retirar as que desrespeitem os princípios da nossa declaração de intenções.

Nesse sentido, alertamos para uma utilização responsável desta ferramenta pública de comunicação, pois só assim a sua acção informativa poderá ser realmente efectiva quanto aos objectivos propostos.

Termo de responsabilidade

Todo e qualquer material publicado é da exclusiva responsabilidade da pessoa que tomou a iniciativa de o publicar. O CMI Portugal existe com o único propósito de defender a liberdade de expressão, liberdade de informação e para servir o interesse público. O CMI Portugal fornece informação com a finalidade única de educar e promover a investigação. A informação, pontos de vista e opiniões contidos nos textos e imagens no CMI Portugal não são referentes ao dono nem ao servidor do site, nem são necessariamente referentes ao responsável pela manutenção e contribuição para a existência do mesmo. Se alguém tiver alguma questão a colocar sobre a nossa visão politica, por favor, sinta-se livre para nos contactar. Aconselhamos, por uma questão de honestidade, que ao colocar-se um texto da autoria de uma outra pessoa ou colectivo, se revele a sua fonte.